Os RPGs Originais de Pokémon são os mais conhecidos na história da série por serem pioneiros no estilo de jogo, apresentando uma batalha em turnos usando ataques especiais para derrotar o oponente. Caso seja visto mais de perto, os jogos não são tão pioneiros assim, mas eles trouxeram algumas características marcantes em jogos da Nintendo e principalmente para outros RPGs: uma delas é a conexão entre jogos, usando inicialmente o Cabo de Game Link, depois o Wireless Adapter e hoje em dia a conexão Wireless e Wi-Fi. A outra é o lnaçmento dos RPGs Originais em versões diferentes, exemplo seguido por Medabots, Mega Man e muitas outra séries.
No RPG Original, há sempre dois objetivos: capturar todos os Pokémon possíveis e derrotar uma equipe conhecida como Elite dos 4, montando um time que possa ser forte o bastante para não ser derrotado contra essa equipe. Antes de derrotá-los, o jogador precisa ganhar oito Insígnias de Ginásio, derrotando seus líderes. É possível capturar e carregar até seis Pokémon de um vez no time, sendo o resto mandado para o "Box" do PC, um lugar onde todos os Pokémon são guardados, prontos para serem usados. É necessário combinar ataques que funcionem, principalmente em Pokémon Diamond & Pearl, contra outros Pokémon e causem um grande dano. cada Pokémon tem um número de HP(Health Points) e quando esse chega a zero, o Pokémon é considerado nocauteado e não retorna à batalha até ser recuperado.
No RPG Original, há sempre dois objetivos: capturar todos os Pokémon possíveis e derrotar uma equipe conhecida como Elite dos 4, montando um time que possa ser forte o bastante para não ser derrotado contra essa equipe. Antes de derrotá-los, o jogador precisa ganhar oito Insígnias de Ginásio, derrotando seus líderes. É possível capturar e carregar até seis Pokémon de um vez no time, sendo o resto mandado para o "Box" do PC, um lugar onde todos os Pokémon são guardados, prontos para serem usados. É necessário combinar ataques que funcionem, principalmente em Pokémon Diamond & Pearl, contra outros Pokémon e causem um grande dano. cada Pokémon tem um número de HP(Health Points) e quando esse chega a zero, o Pokémon é considerado nocauteado e não retorna à batalha até ser recuperado.